Curso SAX 11
Material Inédito!
Pratique improvisação através de aulas sobre aspectos essenciais para evolução e também diretamente através das transcrições de 11 solos de sax de Eduardo Neves. (versões das partituras em Bb e Eb TAMBÉM disponíveis!)
Módulos do Sax 11
No módulo 1 você encontra 11 vídeo-aulas + 1 de bônus sobre cromatismos. Módulo 2, transcrições e módulo 3 as bases de estudo.
-
1.1 – Forma e Quadratura
1.2 – Raciocínio
1.3 – Padrões Melódicos
1.4 – Acentuação e Articulação
1.5 – Half Tongue
1.6 – Deslocamento Rítmico
1.7 – Sextinas
1.8 – Pentatônicas
1.9 – menor Harmônica
1.10 – menor Melódica
1.11 – Escala diminuta
Bônus – Cromatismos
vídeo-aulas, pdf’s e bases
-
2.1 – Gafieira de Bolso
2.2 – Iate Clube Jardim Guanabara
2.3 – Por Debaixo do Pano
2.4 – Calango do Mato
2.5 – Você
2.6 – Pagode Jazz Sardinhas Club
2.7 – Gente de Ilha
2.8 – Jongo Aliança
2.9 – Mitch’s Boogie
2.10 – Rastapé no Chaparral
2.11 – Voa
Partituras na tonalidade de concerto e transpostas para Bb e Eb
-
3.1 – Quadratura, Half-tongue e Sextinas
3.2 – Pentatônica, menor Harmônica e menor Melódica
3.3 – Escala diminuta e Cromatismos
Para Quem é Este Curso
Curso voltado para todos os instrumentistas que desejam de iniciar/aprofundar no estudo da improvisação. Deve-se ter um conhecimento básico sobre intervalos e formação de escalas.
Eduardo Neves estimula os alunos(as) a criarem seus próprios exercícios para encontrarem a própria voz em seus instrumentos
Foco é na linguagem da música brasileira e apesar de os exemplos serem mostrados no saxofone, pode-se aplicar os estudos a qualquer instrumento.
O Que Você Vai Aprender
-
Noções de espaço e quadratura para compor seus solos
-
Manter o raciocínio ativo enquanto toca
-
Fugir da previsibilidade no fraseado que utiliza padrões melódicos
-
Como usar a acentuação e articulação para SWINGAR no seu fraseado
-
Técnica de Half Tongue aplicada em ritmos brasileiros
-
Deslocamento rítmico para trazer novas perspectivas para suas ideias
-
Estudos envolvendo sextinas
-
Estudos de escala Pentatônica e como utilizar os padrões para tocar "Outside"
-
Escala menor harmônica e sua vasta utilização na música brasileira
-
Escala menor melódica e sua aplicação na famosa cadência II V I
-
Escala diminuta aliada a geometria gerando possibilidades infinitas de fraseado
-
Cromatismo direto, indireto e como aplicar
Com quem você vai aprender...
Eduardo Neves
Nascido em 1968 no Rio de Janeiro o flautista, saxofonista, compositor e arranjador é hoje um referência no sopro brasileiro.
Dono de uma linguagem particular na improvisação, Edu Neves está presente em centenas de gravações a lado de grandes nomes da música como: Hamilton de Holanda, Maria Schnneider, Hermeto Pascoal, Guinga, Paulinho da Viola, Luiz Melodia, Maria Bethânia, Omara Portuondo, Milton Nascimento e Gilberto Gil – entre outros.
Ministrou em 2011/2012/2013 wokshop sobre linguagens da música brasileira nas prestigiadas escolas Julliard (NY) e no Conservatório de Jazz da Califórnia (CJC).
Fundador do Pagode Jazz Sardinha’s Club em 1998, gravou e produziu com este grupo 3 Cds – sendo o “Sardinhas -2004” eleito melhor grupo de Jazz no prêmio da música daquele ano.
Em 2006 lança “Gafieira de Bolso” e em 2011 “Equador” – discos autorais onde se inspira no universo dançante da Lapa e da música Latino Americana, respectivamente.
Em 2016 grava “Baile do Almeidinha” – projeto de Hamilton de Holanda que acaba de completar 6 anos de atividade – e “Cosmopolita” em duo com Rogério Caetano no violão de sete cordas.
Em 2017 recebe o Prêmio da Música na categoria “ Melhor Álbum de MPB” por produzir “Elza Canta e Chora Lupi”, com a obra de Lupicínio Rodrigues interpretada pela inigualável Elza Soares.
Atualmente está lançando seu novo álbum “OLAYÁ” ( pelo selo Áudio Porto).
Neste projeto, que é uma homenagem ao universo musical do Rio de Janeiro, suas composições originais ladeiam alguns temas emblemáticos como Garota de Ipanema (Tom e Vinícius) e Tempo de Amor (Baden e Vinícius), contando com as participações especialíssimas de Zeca Pagodinho, Hamilton de Holanda , Seu Jorge e Raul de Souza.
Depoimentos
-
Edu Neves é mestre na improvisação. Sabe como poucos os caminhos pra fazer um solo bonitão e deixar todo mundo de queixo caído. Além de solista admirado, possui a didática muito certeira que faz a gente entender o assunto de uma maneira muito clara. É craque !
-
Para os que pretendem se aprimorar na música existem muitos e vastos caminhos, nem sempre fáceis de percorrer sozinho, pois quanto mais se avança, mais horizontes vão se abrindo a cada experiência. É com essa percepção, e para desvendar a parte possível desse mistério que Edu Neves, um dos maiores estilistas do choro, do samba e do jazz, nos traz no método Sax 11, sequência do ótimo Flauta 11, recursos técnicos para trilhar o caminho da improvisação na música brasileira. Apresentado com a concisão e a justeza de quem entende do riscado, Sax 11 estimula instrumentistas de diversos níveis a desenvolver uma linguagem própria com consciência.
Edu, te ouvir e tocar ao teu lado é sempre um prazer! Saber mais sobre como você chegou a essa expressão maravilhosa é uma grande oportunidade! Aos estudos!
-
Eduardo Neves é um um músico muito especial, diferenciado Ele é multi- instrumentista, é compositor e arranjador. Suas performances são antológicas, tanto no universo do choro, da MPB quanto do Jazz. Outra area que vale a pena destacar, é a do Eduardo educador. Suas oficinas, seminários e
palestras são bastante concorridas, porque têm muita qualidade. Ele sabe ensinar, tem bagagem pra isso, sabe do está falando. Certa vez assistí a um desses encontros na UFMG, com a Big Band da Escola e pude constatar o alto nível do trabalho desse incrível e extraordinário músico brasileiro. Recomendo a todos, que procurem conhecer um pouco mais da obra desse grande artista brasileiro !!!
Degustação
-
Trecho da aula sobre acentuação
-
Trecho da aula sobre escala menor Harmônica